TOP NEWS

O que é um Atuário?

O atuário é o profissional, que entre outras atividades, tem a prerrogativa para desenvolver planos de seguros e de previdência, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos, fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas técnicas, e ainda, no mercado econômico-financeiro promover pesquisas e estabelecer planos e políticas de investimento e amortização. 

É o técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações e, em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas.


A formação básica do atuário está dentro dos campos matemático e estatístico, todavia são fundamentais os conhecimentos em todos os segmentos do mundo econômico, tais como: administração, contabilidade, legislação, processamento de dados, economia, comunicações e outros.
A profissão de Atuário foi regulamentada pelo decreto nº 66.408 de 3 de abril de 1970 e o decreto-lei nº 806, de 4/09/69 e reconhecida pelo MEC em 1970, tendo como data comemorativa no calendário oficial do país, o dia 3 de abril.
O Instituto Brasileiro de Atuária - IBA, órgão que regula a profissão, é o responsável pela emissão do registro dos atuários junto ao Ministério do Trabalho.


Fonte: IBA - Instituto Brasileiro de Atuária